HERBÁRIO
Outro aspecto interessante das instalações do Jardim Botânico da Madeira, é a existência de um herbário. Nada melhor do que o site do Jardim para nos falar dele:
O QUE É UM HERBÁRIO?
O herbário é uma colecção dinâmica de plantas secas prensadas de onde se está constantemente a extrair, utilizar e a adicionar informação sobre cada uma das populações e/ou espécies conhecidas, e sobre novas espécies de plantas.O papel vital que os herbários podem desempenhar nos estudos de biodiversidade são cada vez mais reconhecidos por um maior número de investigadores. Os herbários albergam uma grande quantidade da informação e dados sobre a diversidade vegetal que variadas disciplinas, tais como a conservação, ecologia, fisiologia, farmacologia, agronomia (melhoramento vegetal), necessitam de conhecer para conduzirem esforços na recuperação do coberto vegetal, recuperação de paisagens degradadas, cruzamentos com incremento de resistência a pragas, melhoramento vegetal, extracção de produtos farmacêuticos e outros.Todas estas disciplinas formulam questões aos taxonomistas sobre a Identificação, Nomenclatura (especificar um nome para essa planta), Classificação (parentes mais próximos e o seu agrupamento), Distribuição (passada e presente), Ecologia (tipo(s) de habitat), etc, as quais podem ser respondidas em parte por uma etiqueta de cada exemplar de herbário e pela qualidade do exemplar de herbário e representatividade que cada herbário possui da flora de uma dada região.
Objectivos gerais de um herbário:
1. Preservar e albergar material vegetal de referência e que esteja ordenado de uma forma simples e indexada;
2. Possibilitar a identificação rápida de exemplares colhidos através de comparação com aqueles existentes na colecção. Para tal, os espécimes devem estar ordenados de uma forma que reflicta as similaridades entre diferentes grupos de plantas;
3. Constituir uma referência sobre os nomes correctos de cada espécie. Para tal, é necessário uma referência cruzada frequente com trabalhos de revisão taxonómica e nomenclatural;
4. Constituir uma base de dados o mais completa possível sobre a diversidade e vegetação de uma dada região. Enriquecimento das colecções com espécimes de grande qualidade científica, com registo da sua localização o mais exacta possível, dados ecológicos, altitude, tipo de vegetação e outros dados de interesse. Intercâmbio com outros herbários;
5. Extracção da informação e utilização dos dados de cada exemplar de herbário através da disponibilização dos exemplares para consulta ou empréstimo.
(Foto do Herbário do Jardim - ©Jardim Botânico da Madeira)
Colecções
MADJ - Herbário do Jardim Botânico da Madeira. Neste Herbário encontra-se incorporado o Herbário Histórico do Seminário do Funchal (MADS).
O Herbário do Jardim Botânico da Madeira (MADJ), foi iniciado em 1957,pelo Eng.º Rui Vieira, Eng.º Malato-Beliz e Sr. Rui Santos,antes da criação oficial do Jardim Botânico da Madeira a 30 de Abril de 1960.
Em 1957 foram herborizadas cerca de 642 plantas vasculares de diversos locais do arquipélago da Madeira e Selvagens.Ao longo dos anos o herbário (MADJ) foi enriquecido com novas colheitas e colecções cedidas por vários botânicos sendo actualmente de 21.570 exemplares de plantas Vasculares, Avasculares e Líquenes (inclui o herbário do seminário do Funchal MADS). Estes exemplares são na maioria da Madeira, Porto Santo, Desertas, Selvagens e de outros arquipélagos Macaronésicos.
Neste herbário também encontram-se incluídas colecções de plantas cultivadas e medicinais.
MADS - Herbário Histórico do Seminário do Funchal, à guarda do Jardim Botânico da Madeira desde 1982, o qual está incorporado no MADJ.
. Blogs
. VÉU DA NOIVA E TÚNEL DAS ...
. PISCINAS DA PONTA GORDA -...
. Carreiro mais antigo diss...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. QUINTA DO ARCO - ARCO DE ...
. VISTA DO MIRADOURO DO CAB...
. VISTA TELEFÉRICO DO RANCH...
. Estátua do INFANTE D. HEN...
. IGREJA DE SANTA MARIA MAI...
. JANELA MANUELINA NA QUINT...
. Dos sítios que valem a pe...
. Fazer um cruzeiro: yay ou...
. Hoje vou contar-vos uma h...