Com a devida vénia ao Jornal da Madeira
A Câmara Municipal do Funchal vai começar a recuperar trilhos centenários que foram construídos nas vertentes da Ribeira de Santa Luzia, com o objectivo de captar a água das nascentes. Este é um projecto que ficará completo com o restauro da antiga Estação dos Tornos, que funcionará como um museu vivo da água.
A Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal está a comemorar 10 anos de existência e ontem realizou um colóquio sobre o tema "Oásis num Deserto de Montanha", no auditório do Museu da Electricidade e que contou com a presença do presidente da autarquia do Funchal, Miguel Albuquerque, do presidente da Associação Raimundo Quintal, do vereador do Ambiente, Henrique Costa Neves e do professor catedrático, Fernando Rebelo. Minutos antes de falar sobre o tema o "Parque Ecológico do Funchal - o passado, o presente e o futuro", Henrique Costa Neves anunciou que a Câmara Municipal do Funchal vai iniciar o restauro dos trilhos centenários, que foram construídos nas vertentes quase verticais da Ribeira de Santa Luzia para captar a água das nascentes que brotam da vertente do Chão da Lagoa. Este é um projecto, conhecido como o corredor da água, que ficará completo com o restauro que está a ser realizado na antiga Estação dos Tornos, «que funcionará como um pólo temático da água, que ficará a funcionar para o caso de ser necessário abastecer o Funchal e será um museu vivo da água», revelou o autarca.
Além disso, a área do Parque Ecológico do Funchal vai ser novamente aumentada. Depois da aquisição do Montado dos Curraleiros, a autarquia está em processo de aquisição de mais três hectares de terreno nas imediações do Pico Alto. Na ocasião, Raimundo Quintal disse que nestes 10 anos de Associação os "amigos" já reflorestaram seis hectares de área com plantas indígenas, travando a desertificação que afecta algumas zonas da Madeira e Porto Santo. Quanto a projectos futuros, a Associação quer alargar a área a trabalhar e também criar um campo de educação ambiental. Sobre o gado desordenado, Raimundo Quintal alertou que é preciso ordenar os animais que pastam no Paul da Serra, Fonte do Bispo e Rabaçal.
Marília Dantas
. Blogs
. VÉU DA NOIVA E TÚNEL DAS ...
. PISCINAS DA PONTA GORDA -...
. Carreiro mais antigo diss...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. QUINTA DO ARCO - ARCO DE ...
. VISTA DO MIRADOURO DO CAB...
. VISTA TELEFÉRICO DO RANCH...
. Estátua do INFANTE D. HEN...
. IGREJA DE SANTA MARIA MAI...
. JANELA MANUELINA NA QUINT...
. Dos sítios que valem a pe...
. Fazer um cruzeiro: yay ou...
. Hoje vou contar-vos uma h...