Com a devida vénia ao Diário de Notícias da Madeira
A Secretaria Regional do Turismo espera lançar ainda este ano o concurso para adjudicação da obra da estação de apoio aos carreiros do Monte. A garantia foi dada na última semana, ao DIÁRIO, pelo director regional do Turismo, Dinarte Camacho.
Integrada na iniciativa denominada por "Revitalização Turística do Núcleo Histórico da Freguesia do Monte", a "Central de Apoio aos Carreiros do Monte" deverá localizar-se, de acordo com o presidente da Junta de Freguesia local, José Rodrigues, nas imediações do Caminho de Ferro, abaixo dos reservatórios de água, e vai acolher um café-esplanada, uma praça de táxis e espaços destinados ao estacionamento de autocarros. Com este investimento orçado em cerca de 400 mil euros, o Governo Regional pretende acabar com o caos no percurso junto ao Livramento. A estratégia agrada à oposição, cujas críticas se centram apenas na «demora em avançar» com o projecto.
«Este é um assunto que tem de ser visto com urgência. Aquilo mais parece um mercado de Terceiro Mundo. Há certas praças marroquinas com melhor impacto visual», critica Gabriel Oliveira, membro da Assembleia de Freguesia do Monte, queixando-se da confusão causada pela forma desordenada com que estacionam os autocarros e os táxis, na zona do Livramento.
CARREIROS ENCURTAM PERCURSO MAS MANTÊM OS PREÇOS
Bastante satisfeitos com o projecto para a construção da central de apoio, os carreiros do Monte temem agora que o encurtamento do percurso possa desmotivar os turistas. Norberto Gouveia, responsável pela gestão deste negócio, adianta que vai manter o preço das viagens em 12,5 euros, embora o «passeio» vá encurtar dos 2 Km para menos de 1,5 Km. Actualmente, os carreiros dispõem de 87 carros de cesto em serviço, mas o facto de não terem um local de recolha obriga a uma manutenção frequente - custos que vão ser reduzidos com a construção da central de apoio.
«Os carros ficam à chuva e isso desgasta muito. Com as novas instalações, o conforto será maior para todos», refere Norberto Gouveia. A mesma opinião têm os profissionais deste sector. Para José Mendonça, por exemplo, as novas instalações vão por fim «à confusão do Livramento» e assegurar mais segurança aos turistas. «É mais seguro e dá outra imagem ao sector», declara o carreiro para quem o investimento traduz, finalmente, o interesse das entidades competentes por uma tradição «única do Monte».
Patrícia Gaspar
. Blogs
. VÉU DA NOIVA E TÚNEL DAS ...
. PISCINAS DA PONTA GORDA -...
. Carreiro mais antigo diss...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. QUINTA DO ARCO - ARCO DE ...
. VISTA DO MIRADOURO DO CAB...
. VISTA TELEFÉRICO DO RANCH...
. Estátua do INFANTE D. HEN...
. IGREJA DE SANTA MARIA MAI...
. JANELA MANUELINA NA QUINT...
. Dos sítios que valem a pe...
. Fazer um cruzeiro: yay ou...
. Hoje vou contar-vos uma h...