Com a devida vénia ao Diário de Notícias da Madeira
O velho Dodge Brothers de 20 lugares que em outros tempos fazia viagens entre o Funchal e Câmara de Lobos, e também a carreira dos Barreiros, regressou à estrada.
Hoje, com 73 anos, totalmente reconstruído, rivaliza com os mais recentes modelos, não pela velocidade que possa atingir, mas pelo seu estilo inconfundível. Causa sensação por onde passa. Um passeio até ao Porto do Funchal para a reportagem fotográfica, confirma a atracção e a curiosidade que suscita a quem o vê. A paixão por carros antigos levou João Menezes a apostar na sua recuperação, apesar de admitir que comprar um autocarro há 30 anos era «uma maluquice, mas até achei piada...»
A atitude salvou a velha máquina - que já não respondia às novas exigências do quotidiano - da sucata ou do fundo do mar, como acontecia na altura. A I Guerra Mundial trouxe mudanças. Os autocarros a gasolina foram abandonados, suplantados pelos veículos movidos a gasóleo. O pesado de passageiros deixou de fazer viagens há mais de 40 anos. Pertenceu, em primeira mão, à Companhia de Autocarros de Câmara de Lobos, mas «deve ter estado ao serviço durante pouco tempo».
Depois, passou a integrar a empresa Rodoeste, «mas nunca chegou a circular por esta companhia», conta o actual proprietário. O destino que se seguiu foi o armazém da Rodoeste no Ribeiro Seco, (ex-Vespas), onde permaneceu durante muitos anos até que em 1974 o transferiram para a garagem daquela empresa, no Campo da Barca, com o objectivo de ser abatido. «Passava muitas vezes por ali e via-o. Era o mais antigo entre os que ali estavam e gostei. Um dos sócios da companhia era meu vizinho e soube que o carro ia ser desmantelado».
Foi quando decidiu comprá-lo por 20 contos. João Menezes recorda que desde o primeiro dia pensou em recuperá-lo. O automóvel foi fabricado nos Estados Unidos pela Dodge Brothers Motor Vehicle Company, uma empresa constituída em 1914 por John Dodge e Horace Dodge, cuja reputação assentou na construção de veículos com durabilidade, e que em 1928 integrou a Chrysler Corporation. «Só os chassis, o motor, ou seja a mecânica, pertenciam à Dodge. A carroçaria era feita na Madeira pois as empresas de transporte que existiam na ilha tinham os seus carroçadores», explica João Menezes.
Na reconstrução da actual carroçaria, toda em madeira, trabalhou RuiVieira, bate-chapas e ex- ajudante de antigos carroçadores. Os trabalhos decorreram durante os fins de semana e à noite e prolongaram-se por cinco anos. Quanto à mecânica, a maioria das peças necessárias foram mandadas fazer no Norte de Portugal. O processo não foi fácil. O motor esteve na oficina Leacok para reparações, atravessou o período de encerramento daquela empresa, e perderam-se peças. «Comprei um camião em Espanha para aproveitar algum material», acrescenta.
O trabalho de montagem foi da responsabilidade do eng. Alfredo Pereira e do Nelson Rodrigues. Os acertos finais foram efectuados na empresa Horários do Funchal, sob a orientação do mestre Miguel Teixeira. Hoje, o pesado de passageiros, com a matrícula MA-16-94 conserva as cores da companhia de Câmara de Lobos. João Menezes é também proprietário de outros carros antigos, nomeadamente de uma Mercedes 319, de 20 lugares.
No momento, conforme adianta, «a ideia é recuperar algo do investimento que tem sido feito». Nesse sentido está a criar uma empresa de animação turística e pretende utilizar o pequeno autocarro para fazer alguns percursos turísticos duas ou três vezes por semana. Uma das hipóteses é fazer um circuito entre a Pontinha e Câmara de Lobos, destinado aos turistas dos cruzeiros. «Vamos ver se resulta. A recuperação do Dodge Brothers é também a prova que um carro com mais de 70 anos, a andar ao lado de carros novos, vale a pena».
Teresa Florença (texto) / Agostinho Spínola (fotografia) « Voltar
. Blogs
. VÉU DA NOIVA E TÚNEL DAS ...
. PISCINAS DA PONTA GORDA -...
. Carreiro mais antigo diss...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...
. QUINTA DO ARCO - ARCO DE ...
. VISTA DO MIRADOURO DO CAB...
. VISTA TELEFÉRICO DO RANCH...
. Estátua do INFANTE D. HEN...
. IGREJA DE SANTA MARIA MAI...
. JANELA MANUELINA NA QUINT...
. Dos sítios que valem a pe...
. Fazer um cruzeiro: yay ou...
. Hoje vou contar-vos uma h...