Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007

De São Jorge ao Arco pela vereda da Moitadinha

Com a devida vénia ao Jornal da Madeira

 

O passeio que lhe apresentamos esta semana leva-o a conhecer uma zona do norte da ilha. Trata-se do percurso entre as Cabanas de São Jorge e o Arco de São Jorge, que leva os caminheiros a atravessar um antigo caminho municipal, a chamada Vereda da Moitadinha. Este percurso tem cerca de 12 quilómetros e dura, sensivelmente, cinco horas. É acessível, pese embora as descidas. Nesta caminhada somos guiados por Odilio Fernandes, o fotógrafo de serviço do Club Pés Livres — Associação de Montanhismo da Madeira…

 

 

Esta semana, o fotógrafo de serviço do Club Pés Livres guia-nos através das suas fotos e, também, das suas palavras em mais um percurso pedestre realizado por aquela Associação de Montanhismo da Madeira. Odilio Fernandes dá-nos a conhecer um trilho bem bonito, no norte da ilha, entre as Cabanas de São Jorge e o Arco de São Jorge, por um antigo caminho municipal, a chamada Vereda da Moitadinha.

 

Este passeio de cerca de 12 quilómetros dura, sensivelmente, cinco horas. É acessível, pese embora as descidas. Quase 80% do passeio é, sempre a descer até chegar à Entrosa, no Arco de São Jorge, explicou o responsável. A entrada para este trilho passa, praticamente, despercebida. O percurso tem início no miradouro das Cabanas, depois é necessário trilhar um piso de alcatrão de cerca de 500 metros, logo após encontra-se uma descida bastante acentuada. Os degraus são de cimento mas em tempos a escadaria era de xisto. Esta descida, por ser bastante inclinada, requer algum esforço dos joelhos. No fim da descida, os caminheiros chegaram a uma recta onde se depararam com um grande roseiral que é pertença do presidente da Câmara Municipal do Funchal. Após andarem um pouco sobre um piso de alcatrão, alcançaram a entrada da vereda da Moitadinha, que fica junto a um pequeno bar. A entrada é discreta.

 

Esta vereda faz a ligação entre São Jorge e o Arco de São Jorge, mais concretamente, até à Entrosa. Em tempos, esta vereda era um caminho municipal que era usado pelos residentes para se deslocarem mais facilmente entre as duas freguesias. A vereda tem cerca de dois metros de largura, por isso, a passagem é acessível. Toda ela é coberta pela típica calçada madeirense, de pedra miudinha. A partir dali, ao olharem para baixo, os caminheiros puderam avistar o mar. No local existe um varandim em ferro para proteger de eventuais quedas. “A descida faz-se bem, é suave”, garante Odilio Fernandes. Contudo, “há que ter um certo cuidado porque, por vezes, escorrega um pouco”.Depois, o grupo teve que atravessar um caminho que está, praticamente, escavado na rocha. Durante este troço, os caminheiros encontraram muita vegetação, a destacar o maçaroco, uma das plantas típicas madeirenses.

 

Onde o mar e a serra se encontram

 

A partir do largo situado à beira-mar puderam avistar as serras e o mar, por baixo, a bater.Odilio Fernandes reiterou, por isso, que o passeio é acessível a qualquer pessoa, porque não apresenta grandes riscos. “O risco maior é a primeira descida desde as Cabanas até cá abaixo. O resto do trilho é, praticamente, plano”, sublinhou.

 

No Arco de São Jorge, junto à praia, onde termina o passeio, é possível avistar todo o trilho marcado, até a própria vereda. No local, o miradouro e um restaurante relativamente recente convidam a uma pausa. Por situar-se à beira-mar, a zona é agradável devido à temperatura que, de uma forma geral, está sempre boa. Em tempos, muitas pessoas iam até aquela zona para pescarem onde o verde da vegetação densa se destaca.“

 

É uma zona bonita porque tem o mar e a serra. É maravilhoso. É um passeio descontraído, não precisa de grandes cuidados”, reiterou.

 

Contudo, Odílio Fernandes aconselha a que os caminheiros levem um bordão, sobretudo, para as descidas. “Faz sempre jeito, faço minhas as palavras do Isidro Santos, é uma terceira perna, sobretudo, para a zona dos degraus onde tem início o passeio porque é um pouco violento para os joelhos. São mais de 500 degraus”.

 

Aquela zona é um pouco fechada e o sol, por vezes, não abunda, de maneira que os degraus ficam com algum lodo. Por isso, é preciso algum cuidado para não escorregar.Outro dos aspectos a destacar na zona da Entrosa são os vestígios de um antigo engenho, que remete os caminheiros para muitas décadas atrás. “Até parece que nem estamos na Madeira, parece que andamos atrás no tempo. São coisas do século passado, parte da pedra ainda está emparelhada, nomeadamente, as paredes mas o tecto já não existe”, apontou.

 

Parte da maquinaria antiga, nomeadamente, rodas em ferro resistem à degradação que a proximidade do mar provoca. Odílio Fernandes reitera que aquele espaço poderia ser recuperado porque “seria mais uma atracção turística”. Quer seja pelas ruínas, quer seja pela vegetação e pelo encontro da serra com o mar, aqui fica mais esta sugestão para quem gosta de caminhar a pé e desbravar os caminhos da nossa ilha…

 

Élia Freitas

tags:
publicado por João Carvalho Fernandes às 10:02
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De JOSÉ DA SILVA MAURÍCIO a 22 de Junho de 2009 às 15:06
Olá.

Divulga o seguinte documento na tua Junta de Freguesia e na tua Câmara Municipal.


Viva ARCO DE SÃO JORGE. Vivam as Juntas de Freguesia. VIVA A REPÚBLICA. Viva Portugal.

Olá aos Políticos Locais.


--- As 5 (cinco) Juntas de Freguesia MAIS TRANSPARENTES de Portugal.
------------------

A Junta de Freguesia MAIS TRANSPARENTE DE PORTUGAL é a Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins (Sintra/Lisboa).

E.S.P.E.C.T.A.C.U.L.A.R.: Têm 29 (vinte e nove) CONTACTOS ELECTRÓNICOS (emails).

Todos os MEMBROS DO EXECUTIVOutivo têm Email, http://www.jfamm.pt/sitemega/view.asp?itemid=281&catid=146

Todos os DEPUTADOS DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA têm Email, http://www.jfamm.pt/sitemega/view.asp?itemid=250&catid=146

Ver em www.jfamm.pt , Junta de Freguesia / Órgãos (menu lado esquerdo) / Assembleia de Freguesia e Executivo da Junta


A 2ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a Junta de Freguesia de Benfica (Lisboa).

E.S.P.E.C.T.A.C.U.L.A.R.: Têm 26 (vinte e seis) CONTACTOS ELECTRÓNICOS.

Ver em www.jf-benfica.pt / Contactos (canto superior direito).


Para quem GOSTA DE LER POUCO o documento termina aqui.


Para quem GOSTA DE LER ASSIM ASSIM, o documento continua.


A 3ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a Junta de Freguesia de SANTA ISABEL (Lisboa).

Tem 20 (vinte) endereços electrónicos.

Todos os Deputados da Assembleia de Freguesia têm Email, http://www.jf-santaisabel.pt/main.php?section=3&o=2

Ver em www.jf-santaisabel.pt/main.php / Membros/O Executivo e Membros/Assembleia de Freguesia.


A 4ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a de CARNIDE (Lisboa).

Tem 19 (desanove) endereços electrónicos.

Todos os Deputados da Assembleia de Freguesia têm Email, http://www.jf-carnide.pt/as_composicao.php

Ver em www.jf-carnide.pt / Junta de Freguesia/Composição e Assembleia/Composição.


A 5ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a de PENHA DE FRANÇA (Lisboa).

Tem 14 (quatorze) endereços electrónicos.

Ver em www.jf-penhafranca.pt / Contactos (canto superior direito)


NOTA 1: Repararam que estas Juntas de Freguesia SÃO TODAS DE LISBOA (Concelho/Distrito)!?!?!?!?!?

NOTA 2: A maior parte das Juntas só tem UM OU DOIS (1 ou 2) endereços electrónicos (emails).

NOTA 3: As Juntas de Freguesia do NORTE e do INTERIOR de Portugal NÃO SÃO TRANSPARENTES devido ao sistema político aí vigente há muitas, muitas décadas: A MONARQUIA RELIGIOSA!

E estes monarcas-religiosos fartam-se de ROUBAR E ALDRABAR O SEU PRÓPRIO POVO e depois dizem-lhes que os culpados pelo seu atraso são os gajos e as gajas de Lisboa!!!! Tá-se mesmo a ver. Tá-se, tá-se.


Para quem GOSTA DE LER ASSIM ASSIM, o documento acaba aqui.


Para quem GOSTA DE LER, o documento continua.


--- As 7 (sete) Câmaras Municipais MENOS TRANSPARENTES ( mais corruptas ) de Portugal.
------------------

Câmara Municipal da Ribeira Brava – Madeira – http://www.cm-ribeirabrava.pt - Tem 4 (quatro) emails de contacto.


Câmara Municipal da Calheta – Madeira – http://www.cm-calheta-madeira.com - Tem 2 (dois) emails de contacto.


Câmara Municipal Santa Cruz – Madeira – http://www.cm-santacruz.pt - Tem 2 (dois) emails de contacto.


Câmara Municipal de Porto Moniz – Madeira – http://www.portomoniz.pt - Tem 1 (um) email de contacto.


Câmara Municipal de Santana – Madeira – http://www.cm-santana.com - Tem 1 (um) email de contacto.


Câmara Municipal de Porto Santo – Madeira – http://www.cm-portosanto.com - Tem 1 (um) email de contacto.


Câmara Municipal de Câmara de Lobos – Madeira – http://www.cm-camaradelobos.pt - Tem 0 (zero) emails de contacto.


Oh Tio Alberto! Ai que VERGOOOOOOOOONHA!!! É que o EMAIL é a peça mais básica da actual Sociedade da Informação.



--- Ordenado dos 3 das Juntas.
------------------

Eu só VOTO se ….

…. pagarem um ORDENADO DE SEIS MIL E CEM (6100) EUROS, mensal, a cada um dos TRÊS DAS JUNTAS de Freguesia: O Presidente, o Tesoureiro e o Secretário.

? Porquê? Porque as Juntas de Freguesia são o PRIMEIRO PILAR DA GOVERNAÇÃO de um País

“O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Armindo Costa, sublinhou que as “Juntas de Freguesia são o primeiro pilar da governação do país.

Fomentar a qualidade e o aperfeiçoamento do serviço prestado pela administração local autárquica, como faz o Governo com a assinatura destes protocolos é cuidar da própria base democrática do país”.

E foi mais longe: “Não podemos esquecer que as Juntas de Freguesia SÃO A PRIMEIRA PORTA ONDE OS CIDADÃOS VÃO BATER QUANDO TÊM PROBLEMAS CONCRETOS PARA RESOLVER OU REINDIVICAÇÕES A APRESENTAR.

E é aí que encontram, praticamente a toda a hora, os representantes políticos que elegeram, cabendo a estes a nobre e nem sempre fácil tarefa de mediar as relações entre os cidadãos e os diversos serviços públicos”.”

Ver em: "Governante apela à cooperação entre Juntas e Câmaras.", Jornal Correio do Minho, 19 de Outubro de 2004

Ou em: http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_04.html#565183

NOTA 1: Quem diz isto é um gajo POBRE que só recebe o RSI (ex-Rendimento Mínimo Garantido) de 187 Euros mensais, mas tem “2 dedos de testa”.

NOTA 2: Um PROFESSOR CATEDRÁTICO UNIVERSITÁRIO recebe 3.000 (três mil) euros mensais. Um PRESIDENTE DE JUNTA e um TESOUREIRO têm 10 (dez) vezes mais responsabilidades (quantitativa e qualitativamente) do que um Professor Catedrático Universitário. Logo o Presidente de Junta e o Tesoureiro deviam ganhar 10 (dez) vezes mais. PONTO FINAL.



--- Livro aconselhado aos Autarcas Locais.
------------------

“Esteiros” de Soeiro Pereira Gomes.

É dedicado “aos filhos dos homens que nunca foram meninos”.

Ver: “O escritor dos homens que nunca foram meninos”, http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1200792&seccao=Livros

Nota: Quando acabarem de ler este livro vão ver que a ACTUAL CRISE NÃO VALE NADA.

PS: Não sou Comunista nem acredito em Deus e/ou Deuses.




--- CURIOSIDADE: Quais são as INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS menos transparente e mais transparente?
------------------

As Instituições Portuguesas MAIS TRANSPARENTES são as Universidades Públicas, os Institutos Politécnicos Públicos e a Assembleia da República.


As Instituições Portuguesas MENOS TRASPARENTES são as Escolas Básicas e Secundárias - por isso o Ensino em Portugal não presta –, as Juntas de Freguesia e a Presidência da República.



Braga ( mas Lisboeta ) 31.3.2009.

JOSÉ DA SILVA MAURÍCIO para os que não gostam de Anónimos.

ANÓNIMO para os que não gostam de armantes.

E para os restantes, J#o? d/ sI&v? Ma+/+u)io (Assinatura ilegível).

mauricio_102@sapo.pt

Blog "Eu Não Desisto", http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt (apagaram-me os artigos entre …. e entre …. )
De alcides de castro a 1 de Julho de 2008 às 16:59
adorei esta pagina,pena que é pouca.moro no brasil em santos.abracos

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30

.links

.posts recentes

. CALHAU DA LAPA

. PISCINAS DA PONTA GORDA -...

. Carreiro mais antigo diss...

. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...

. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...

. ROSEIRAL DA QUINTA DO ARC...

. QUINTA DO ARCO - ARCO DE ...

. PONTA DE SÃO LOURENÇO

. FORTE DE SÃO TIAGO

. HELLOGUIDEMadeira

. CABO GIRÃO AOS PÉS

. VISTA DO MIRADOURO DO CAB...

. MIRADOURO DO CABO GIRÃO

. TELEFÉRICO DO RANCHO

. VISTA TELEFÉRICO DO RANCH...

. Estátua do INFANTE D. HEN...

. IGREJA DE SANTA MARIA MAI...

. JANELA MANUELINA NA QUINT...

. VÉU DA NOIVA - SEIXAL

. PENHA DE ÁGUIA

.arquivos

. Setembro 2016

. Julho 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Agosto 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Outubro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Junho 2011

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Julho 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Maio 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Março 2004

. Fevereiro 2004

. Janeiro 2004

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Boa Noite e Bom Descanso

.Contador

blogs SAPO

.subscrever feeds